gosto

08fev12

Outro dia saí cedinho de casa e distraída no sinal recebi a simpática visita do moço do Metro. Adoro jornal! E era terça, dia da coluna da Cris Guerra que  falava sobre gosto. E eu venho pensando tanto sobre isso…

“…gosto é um acúmulo de cultura, de tradição, de senso de reflexão, de capacidade de criticar, de senso crítico. Tudo isso acura, ou atrofia o seu gosto…e a nossa sociedade é uma sociedade de mau gosto. Pessoas com grana cometem aberrações, de arquitetura, comportamento, e tudo mais.”  

Lobão

E eu completo que pessoas sem grana também cometeriam as mesmas aberrações, se grana tivessem.

Pra mim, pro Lobão e pra mais um monte de gente, gosto se discute. E se aprende.

Pra Cris, a moda ajuda a mudar o ponto de vista e você pode aprender a gostar de algo que sempre evitou. É fato. Mas acho que pra maioria a moda escraviza muito mais do que liberta. A moda dita o gosto de quem não questiona.

Pra Carol, que escreveu este ótimo post aqui, o gosto se modifica com o passar do tempo porque a gente amadurece. Concordo.

Hoje, a moda é personalizar. Que bom, a moda ficou democrática! Mas produtos industrializados, de alta tecnologia, são difíceis de personalizar,  aí para atender à fúria do mercado são lançados em muitas e estranhas cores. Cá pra nós acho um pecado. Porque uma equipe fica meses, às vezes anos, desenvolvendo um produto e aí o cara escolhe a pior cor porque está na moda ser original e joga no lixo todo o fosfato gasto. Já parou pra pensar que é quase uma ditadura ter que personalizar tudo? Casa, carro, roupa… ( olha aí, disfarçada de democracia a moda impõe mais uma vez).

Já foi moda na França ler Paulo Coelho, sem comentários…

Fiquei sabendo que tem escolas particulares aqui em BH que ensinam sertanejo universitário nas aulas de música. Difícil formar seres pensantes e questionadores quando a escola chancela o que há de pior por aí.

O que eu acho é que precisamos estar com os olhos bem abertos, não seguir a manada, podemos aprender. A Carol, a Cris e o Lobão são pessoas questionadoras, cheias de personalidade, não porque copiaram a moda, mas porque colocam a cabeça pra funcionar e não aceitam nada imposto.

Porque este post?

Porque tenho uma filha pré-adolescente que questiona tudo e às vezes é fogo, mas é assim que tem que ser.

Porque convencer um cliente que o que está na novela não é legal pra ele dá uma canseeeeira e porque tinha uma fala da mãe da Cris no artigo do Metro que preciso colocar aqui.

Gastei um post inteiro e ela com um poder de síntese a lá Miles Davis e uma sutileza a lá Maguila  disse tudo numa só frase:

“- O que seria do amarelo se não fosse o mau gosto?”

Sensacional!

E aí, vai escolher qual?



9 Responses to “gosto”

  1. 1 Maria Tereza

    Muito bom! Agora posta uma foto do seu lindo microondas amarelo… Beijos e saudades.

    • Ah! Mas aí já é outra história, né Tezinha?
      Procura no blog que tem um post sobre meu lindo e
      amado microondas…rsrsrs
      Beijinhos!!

  2. 3 Juliana de Souza Vaz

    Gostei demais!
    O que você falou vem completar tudo de bom que percebo ultimamente. Dá coragem de não precisar gostar de tudo, ânimo para continuar a questionar. E bom gosto e bom senso andam juntos! rsrsrs… Obrigada!
    Grande abraço,
    Juliana.

    • Ei Juliana,
      sempre me senti um pouco na contramão, mas é assim que eu acho que tem que ser. E você tem razão, bom senso nunca é demais.
      Beijo.

  3. 5 werner

    Adorei meu amor!!!
    Quero continuar discutindo
    e principalmente aprendendo
    com você sobre “gosto”.
    Adoro amarelo nos pequenos
    detalhes (viu Tê?) e não em
    aberrações motorizadas!
    Parabéns pelo post, te amo!!

  4. 7 Maria Tereza

    Gente, eu amo aquele microondas amarelo! Só não poderia perder a piadinha… Beijos para vocês.

  5. Concordo com o Werner!
    Adoro amarelo nos pequenos detalhes mas carro é de amargar! Fora que quando vc decide vender tem que encontrar alguém de muito mau gosto!
    Adorei o post!! E gosto se discute SIM!!
    bjos bjos bjos

  6. Carro amarelo é mesmo de doer Elisa, o sonho de todo pagodeiro e fã de axé…rsrsrs
    Bora encontrar pra discutir nosso gosto por roupitchas?
    Beijinho!


Deixe uma resposta

