Verner Panton

19abr11

Já falei sobre a Dinamarca aqui e aqui.

Design limpo, nada sobrando. Mas toda regra tem exceção e lá não foi diferente.  Verner Panton(1926-1998)  foi  o “enfant terrible” do design dinamarquês. Trabalhou com formas orgâncias, cores fortes, construindo uma  obra sexy, divertida, informal e  atual ainda hoje.

O que me impressiona nestes países de primeiríssimo mundo é como o bom design está em toda parte, mas sempre de forma discreta. Este fim de semana assisti  “Haevner”, filme dinamarquês ganhador do oscar de melhor filme estrangeiro de 2011. É bonito, instigante e em todas as casas  estão despretensiosamente aquelas lindas e simples luminárias,  móveis, colchas…tudo parecendo que brotou como por encanto. Enquanto na Itália o design faz questão de sobressair, ali parece que tudo é pano de fundo, uma boa base para que o mais importante aconteça. No filme o drama do personagem principal é: você dá a outra face ao inimigo, partindo do princípio de que violência gera violência, ótimo! Então você faz tudo certinho. Mas e quando o inimigo é você? E quando é você quem comete o ato de violência? Difícil né?

Acho que o Verner Panton  resolveu apenas se divertir, esse negócio de ser pano de fundo para deixar que as questões existenciais apareçam dá um nó na cabeça.

 



One Response to “Verner Panton”

  1. Adorei seu artigo, realmente o designer do lado de lá é natural!
    queria muito ter essa cadeira ai de cima, onde senta duas pessoas uma em cima outra em baixo…. muito legal, eu tenho a cadeira panton, na cor amarela não é feita do material original, mas superrrrrr confortável! vale a pena porque além de bonita é uma delicia!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: