arquitetura da felicidade

03nov10

Há muitos anos li um trecho de um livro do Alain de Botton, na Folha de São Paulo, sobre passado, presente e futuro, que me impressionou pela facilidade, clareza de compreensão e porque era o que eu precisava ouvir naquela hora. Recortei aquele pedacinho  de jornal e colei na parede, relia sempre aquele papelzinho e pensava que um dia leria tudo que ele escrevesse.

Quando estava na dúvida se voltava a trabalhar com arquitetura o Alain apareceu de novo na minha vida. Passeando por uma livraria achei o livro com o título que era para mim: Arquitetura da Felicidade. E foi o empurrão que faltava. Não , não é um livro de auto ajuda…se bem que a filosofia serve para isso. O Alain é um filósofo suiço e tem uma obra interessantíssima e de leitura simples, direta. Vale a pena procurar outros títulos.  

Um trechinho do livro:

“…uma analogia da arquitetura com a ética nos ajuda a reconhecer que é pouco provável existir uma única fonte de beleza num prédio, assim como uma qualidade apenas não define a excelência numa pessoa. As qualidades precisam surgir no momento certo, em combinações específicas, para funcionarem. Um prédio com as proporções certas, construído com materiais inadequados, não estará menos exposto a riscos do que um homem corajoso sem paciência ou intuição.”

A arquitetura não pode nos tornar pessoas diferentes, mas ela pode nos lembrar permanentemente do que somos e do que queremos ser.

É isso. Leiam!  



2 Responses to “arquitetura da felicidade”

  1. 1 Eveline

    Oi Ana, adoro esse seu espaço e seu olhar sobre as coisas. Muito sucesso pra vc!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: