mapas

23jul10

 “Dizemos que o mapa é diferente do território. Mas o que é o território? Operacionalmente, alguém sai com uma régua e sua retina e faz representações que são, em seguida, transpostas para o papel. O que está no mapa de papel é uma representação na retina do homem que fez o mapa;e, num movimento retrógrado, o que se vai achar é uma regressão infinita, uma série infinita de mapas. O território nunca aparece…sempre o processo de representação irá filtrá-lo para que o mundo mental seja somente mapas de mapas, ad infinitum.”

Gregory Bateson, in Steps to an Ecology of Mind

Não, eu não li esse livro. Li o Reflex do Vik Muniz (excelente!!!) de onde tirei esta citação SENSACIONAL!!

Os mapas me fascinam… gosto de quando viajo me imaginar dentro do mapa, pulando de cor em cor, atravessando fronteiras, aquele oceano  assustador lá embaixo, e no mapa, azul clarinho, inofensivo.  

Na primeira vez que viajei para o exterior eu fechava os olhos e me imaginava lá naquele pontinho, ficava refazendo o percurso, saí de lá e estou aqui, cheguei, naquele pontinho, que era só um pingo preto no mapa. E fazia isso mil vezes e adoraaava!!

O Werner já tentou me ensinar a viver sem mapas. Ele fala que a gente tem que tentar chegar no lugar só nos guiando por referências visuais tipo prédios altos, uma montanha… fizemos isso, foi legal, divertido…mas uma vez ele precisou ir a uma lavanderia ao lado do hotel e ficou 40 minutos perdido, então decidi que é com o mapa mesmo que eu quero ficar.

Já viajou pra Bahia com o mapa rodoviário? Tão certinho e sempre errado, mas dá segurança, o mapa tá lá, dobrado, redobrado, todo marcado.

E o mapa do metrô de Londres? Uma obra de arte!!

É isso, gosto mesmo, e eles ainda ficam lindos em casa!!

O  mapa do metrô de Londres.

                   O globo do escritório lá de casa.

                   Samuel descobrindo o mundo!!

fotos via: ffffound, raz 7, eu mesma



No Responses Yet to “mapas”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

