hã?

28jun10

Jogo de novo, dia confuso, Olívia com aula às 7:30 da manhã (ela estuda à tarde), Samuel sem escola, casa de pernas pro ar…e eu com um assunto martelando a minha cabeça.

Fui ao cinema sábado com a Olívia e ela adora panfletos, cata tudo. Chegamos em casa e eu reclamando que ela entope o carro de porcaria, que é uma incoerência ela querer economizar água, luz, diminuir o lixo, se pega todo papel que aparece pela frente. Peguei tudo e levei para casa para jogar no lixo, reciclável claro, porque temos em casa esta pequena fiscal que quer salvar o mundo. Como leio tudo que me cai nas mãos, antes de jogar fora lá fui eu ler os papeizinhos, e tinha um bem interessante sobre um ciclo de palestras que dizia assim:

Ser contemporâneo é ver o escuro na luz

O que é ser contemporâneo? Seguimos o pensamento de Agamben e Nietzsche, que acreditam que ser contemporâneo e atual é estar em desconexão e dissociação com o presente. Ser contemporâneo é mais do que saber da moda e dos gostos ou ,mesmo, ter comportamentos e hábitos do  nosso tempo. Mais do que pertencer verdadeiramente ao nosso tempo, é ser capaz de não coincidir perfeitamente com ele. É estar ligeiramente deslocado e fora do tempo. Assim, numa singular relação com o próprio tempo, modificamos nossa forma de percebê-lo e apreendê-lo, aderindo-nos a ele e, ao mesmo tempo, distanciando-nos dele.”

Legal o texto, mas sabe o que me intrigou? O panfleto era de um ciclo de palestras patrocinado pelo Shopping. Hã?

                                 O homem contemporâneo em ação!!

Não, este blog não vai virar um ciclo de debates. Mas eu não podia deixar passar em branco, porque acredito mesmo numa forma de viver contemporânea, questionadora. Tento viver assim, trabalhar assim, escolhi as escolas dos meus filhos baseada neste pensamento. E para mim não pode existir um lugar mais alienante que um shopping, que como um cassino, tem comida barata, arquitetura feita para que não vejamos o tempo passar, saídas difíceis de achar. E olha que eu adoro fazer compras…



No Responses Yet to “hã?”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

