cama patente

27maio10

Falei aqui que o berço da Olívia era tipo cama patente então acho que vale um post sobre ela, a cama.

Marco em termos de design moderno no Brasil, a cama patente foi criada em 1915 por um espanhol radicado em São Paulo, Celso Martinez Carrera.

Ela é a versão de madeira das camas de ferro inglesa, muito comum em hospitais, aliás foi criada para um médico equipar sua clínica e também para suprir  a importação de móveis europeus, dificultada pela guerra.

Simples e elegante era também muito fácil de ser produzida e montada.  Tinha um  preço acessível e era cobiçada pelas classes média e baixa.

Foi produzida até 1968 e foi tão popular que chegou a ser considerada a substituta das redes nas casas populares.  O que eu acho um exagero, cama é cama e rede é rede.

Já li em algum lugar, mas não me lembro onde, que foi o primeiro móvel a ser produzido em série no Brasil. Fico devendo a fonte.

Hoje infelizmente esta peça tem que ser garimpada em antiquários.  A Tok Stok tem uma  projetada nos anos 80 pelo Fernando Jaeger, mas que ninguém me ouça, acho que ela tem cara mesmo é de anos 80.

Mais vale uma original!

                                    cama de ferro, achou?

                           esta é original!

                         esta é a da Tok Stok

fotos e pesquisa via: coisas da doris, itau cultural, emule, tok stok



6 Responses to “cama patente”

  1. 1 olivia

    mae, amei seu blog! parabens! continue assim com essas belas postagens, beijo olivia

  2. Estou amando seu blog, principalmente pq estou em processo de escolher os moveis e decoraçao da minha casa.
    Estava lendo esse post e tinha certeza que ja tinha visto uma cama dessas em algum lugar.
    E nao é que eu estava certa, a cama do meu avô, é assim, (a original), esta la como se nao fosse nada de mais….linda, mas la como uma cama qualquer!
    ele estava me contando que tem ela a muito tempo e se nao me engano era do quartel mas de muitooooo tempo atras.

    bjoks

  3. Que delícia Renée!! Uma relíquia! Como é bom saber destas histórias…se puder manda uma foto.

    bjs
    Ana Paula

  4. 5 eduarda lopes

    Olá! Estou louca pra comprar uma cama patente pra minha filha, mas me disseram que é super desconfortável…Eu encontrei uma num brechó, de mola. E a própria dona do brechó falou isto…Vc sabe se a informação procede?
    Obrigada
    bjs

    • Oi Eduarda, realmente as originais não são muito confortáveis devido ao sistema de molas antigo e por serem mais estreitas que as camas de hoje, mas você pode trocar as molas por um estrado comum e comprar um bom colchão. Não sei a idade da sua filha, mas se ela ainda for criança o fato da cama não ser muito larga não vai atrapalhar em nada.
      Um beijo
      Ana Paula


Deixe uma resposta

